Siga a rede Economia & Finanças no Twitter

Censo 2010 – Brasil

Censo 2010 - BrasilSe em Portugal o Instituto Nacional de Estatística ainda anda em testes, preparando o recenseamento do próximo ano (veja: “Censos 2011 – Portugal“), no Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que tem pela frente a tarefa de abordar e recensear cerca de 20 vezes mais pessoas,  está em final de contagem decrescente: a colecta de dados vai-se efetuar no 1º dia de Agosto já de 2010 (o XII Censo Demográfico Brasileiro – veja o documento de apresentação em pdf).

Sem surpresa, na página dedicada ao Censo 2010 montada pelo IBGE ficamos a saber que a mega-operação estatística se encontra em preparação há 3 anos, destacando-se o compromisso assumido de difundir os primeiros dados provisórios no final deste mesmo ano. Se tudo correr bem, cá estaremos para acompanhar em primeira mão a resposta a perguntas como: quantos são os brasileiros e demais residentes.

O censo terá dois instrumentos de recolha distintos, um inquérito mais detalhado que será efetuado em domicílios seleccionados  – 13 páginas – e outro simplificado que será destinado aos restantes casos – 5 páginas. Pode aceder aos questionários para consulta neste endereço.

Tal como em Portugal, a resposta ao Censo (e aos inquéritos do INE local) é obrigatória. Como garantia de segurança adicional e de controlo de qualidade, o IBGE disponibilizará na já referida página do Censo 2010 a possibilidade de se identificar o recenseador através do número de matrícula que este terá de ostentar obrigatoriamente quando anda em serviço.

Segundo o IBGE, a difusão em tempo recorde das primeiras estimativas provisórias, será possível devido a introdução em larga escala de meios tecnológicos (por exemplo, computadores portáteis com GPS que servirão de ferramenta de trabalho  dos recenseadores) e de técnicas de geo-referenciação que agilizarão a recolha e o processamento da informação.

Para terminar, e para ter uma ideia mais concreta da dimensão dos números associados à realização desta operação estatística, reproduzimos aqui uma da várias páginas disponibilizadas no sítio sobre o Censo 2010 – Brasil:

“Percorrer por inteiro um país como o Brasil, de dimensões continentais, com cerca de 8 milhões de km2 de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. Veja, a seguir, os números que mostram as dimensões do Censo 2010.

  • Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
  • Número de municípios: 5.565 municípios
  • Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões de domicílios
  • Número de setores censitários: cerca de 280 mil setores censitários
  • Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 230 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
  • Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão [mil milhões]
  • Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
  • Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.281 Coordenações de Subárea”
  • Comments

    So empty here ... leave a comment!

    Deixar uma resposta

    Sidebar