Siga a rede Economia & Finanças no Twitter

Censos 2011 – Portugal

Censos 2011 - PortugalFalta cerca de um ano para se iniciar o trabalho de campo da mais importante operação estatística a nível nacional, neste caso em Portugal.

O Instituto Nacional de Estatística português, entidade máxima do Sistema Estatística Nacional realizará em simultâneo o XV Recenseamento Geral do População e o V Recenseamento Geral da Habitação. Sendo certo que o dia de referência chegará apenas em Abril de 2011, o INE tem vindo a realizar vários testes com o objectivo de preparar adequadamente uma operação estatística que envolverá centenas de colaboradores e contratados assim como toda a população presente em território nacional e, naturalmente, todo o edificado.

Se tem particular curiosidade em perceber como se desenrola a realização de um Recenseamento recomendamos que visite a página dedicada que o INE tem vindo a actualizar (http://censos.ine.pt/). Por lá pode encontrar as Newsletter que documentam não só os resultados das várias etapas já desenvolvidas, mas também algumas notícias sobre como tem decorrido o primeiro processo de recenseamento em outros países.  O INE disponibiliza ainda os  contactos para poder colocar questões e todo o acervo histórico que permite aceder a informação sobre a História dos Censos em Portugal, desde 1864 até 2001.

Este será um tema que acompanharemos por aqui ao longo dos próximos meses.

Comments

This post currently has 4 responses

  • […] Para já vai-se engrossando a lista de sítios onde verificámos existir publicamente disponível informação quantitativa de fácil acesso. Em devido tempo procuraremos fazer uma ficha relativa a algumas destas instituições, com uma breve nota histórica sobre as mesmas e com o destaque dos principais dados disponibilizados e respectivos sub-domínios (endereços) se existirem de forma minimamente organizada. Trata-se de um trabalho contínuo que se fará progressivamente, entremeado com destaques temáticos como aquele sobre os Censos 2011 a realizar em portugal que já editámos. […]

  • Bom. No entanto agradecia que me ajudem a resolver este meu problema.
    Pelo Tribunal fui condenado a pagar uma mensalidade todos anos. Como essa mensalidade terá de ser aumentada conforme a taxa de inflação, para 2o1o qual a percentagem que terei que actualizar a referida mensalidade. Gratos pela v/resposta

  • Qual é o mês de referência para a actualização? Será o índice de preços no consumidor total no final do ano? Se for é esperar até dia 13 de Janeiro, data em que o INE – Portugal divulgará o referido índice permitindo calcular a taxa de inflação em 2009. Em todo o caso, adivinha-se que a taxa de inflação seja negativa pelo que a menos que esteja prevista na lei que se lhe aplica alguma limitação que impeça a descida nominal da mensalidade, esta poderá ser revista para um valor mais baixo.

  • É crucial levantar os índices de habitantes por fogo para todas as freguesias portugueses, nos próximos censos, para ser possível diagnosticar as zonas com excesso de construção (habitações devolutas, abandonadas, por vender, etc.)! Só com estatísticas clarividentes será possível sensibilizar as Autarquias para a necessidade de um licenciamento urbanístico mais racional e informado, com o objectivo de promover a racionalidade no ordenamento do território ! Temos de lutar contra a abertura de novas frentes de construção e novas infra-estruturas rodoviárias, quando existe tanto edificado por reabilitar e tantos espaços urbanos intersticiais – já infra-estruturados – por preencher!!! O mercado da reabilitação urbana deve ser fomentado e o da especulação do alastramento urbano, desincentivado!

Deixar uma resposta

Sidebar