Taxa de Inflação em Cabo Verde – 1990 a 2009




Com um pouco de trabalho de pesquisa junto das páginas e relatórios do Banco de Cabo Verde conseguimos construir uma série cronológica relativa à evolução dos preços em Cabo Verde, medida pela variação média anual do Índice de Preços no Consumidor apurado pelo INE local.

Contrariamente ao que verificámos para Portugal, o ano 2009 não foi um ano de deflação; registou-se de facto uma significativa desaceleração dos preços, mas a taxa de inflação em Cabo Verde, em 2009, foi positiva: 1,0%.

Contudo, entre 1990 e 2009 haviam-se já registado dois anos de inflação negativa (2000 e 2004) não sendo este, portanto, um fenómeno novo neste inidicador económico no arquipélago Cabo Verdeano. Pela análise gráfica, alem de se confirmarem pelo menos 20 anos de inflação sempre abaixo dos dois dígitos, verifica-se que desde 1997 apenas por uma vez a inflação superou os 5%, predominando variações moderadas dos preços. Pode descarregar aqui os dados relativos à Inflação Cabo Verde – 1990 a 2009 (clique para descarregar no seu PC) que compilámos.

Este trabalho vem na sequência do artigo “Taxa de Inflação em Portugal: 1977 – 2009” recentemente publicado. Desde então começámos a receber visitas procurando informação comparável sobre a taxa de inflação (e outros indicadores) mas relativa a outros países de língua oficial portuguesa. Com o intuito de satisfazer esses pedidos e, também usando-o como pretexto para explorar as fontes de informação disponíveis gratuitamente na internet, procuraremos paulatinamente reproduzir e/ou construir as referidas séries cronológicas.

Se detectar alguma imprecisão não hesite em contactar-nos. Obrigado.

19/01/2010 Arquivado em Dados Económicos - Continue a ler



Deixe um comentário