Pordata – Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo

Chegou-nos por mão amiga a referência a uma base de dados recente, a Pordata, uma base de dados de acesso público da Fundação Francisco Manuel dos Santos, instituição que tem como Presidente do Conselho de Administração o investigador António Barreto. O projecto é coordenado por Maria João Valente Rosa e tal como indicado na folha de apresentação, a base de dados disponibiliza milhares de indicadores e estatísticas relativos ao Portugal Contemporâneo. A navegação é simples mas pode também atingir níveis de refinação elevados.

Da breve exploração que fizemos, confirmámos a diversidade de temas cobertos, com a informação arrumada, em muitos casos, de forma bem mais feliz do que a oferecida pelas fontes primárias (como o INE – Portugal) a que esta base de dados inevitavelmente recorre. E a cereja em cima do bolo é a disponibilização de séries cronológicas! Tentem encontrar dados sobre a Inflação relativos à década de 80 ou 70 ou 60 do século passado no INE. Pois tentem no Pordata. O Prodata é seguramente um local a visitar regularmente sempre que procuremos informação recente sobre Portugal. Voltaremos seguramente a referir aqui esta fonte de informação no futuro.

Deixar uma resposta

  1. Pingback: Estatísticas sobre Portugal é no Pordata (muito melhor que o INE!) | Economia e Finanças

  2. Pingback: Ci Data – Estatísticas de Imobiliário sobre Portugal | Onde estão os Números

  3. Pingback: Ainda o INE e o Pordata | Economia e Finanças

  4. excelente o trabalho e a sua importância para uma real cidadania

  5. Ouvi falar desta base de dados pela 1ª vez no programa da Sic “Plano Inclinado”, com o convidado António Barreto. Parece-me sem dúvida uma boa ideia, que mantém o cidadão comum a par dos números reais, que os sucessivos governos tentam manipular a seu favor escondendo a realidade do Pais. Exelente trabalho, muito preciso e informativo, parabéns.

  6. eu adorei essa parte do Google pois axo que assim faz com que nos fazemos as coisas certas e que nos se preocupamos mais com Portugal , e otra o gato do Cristiano Ronaldo é de lá . haha’

  7. Pingback: PORDATA alarga âmbito de dados estatísticos a outros países europeus | Onde estão os Números

  8. Excelente base de dados económicos, financeiros e sociológicos sobre Portugal.
    Um bem haja à Fundação Franscisco Manuel dos Santos e ao investigador António Barreto.
    A informação é clara, útil, bem estruturada e de fácil acesso na plataforma online.
    Informação aberta a quem se quiser informar e investigar usando esta data base como util instrumento de trabalho.
    Parabéns

  9. CEE-PCAAC-Programa Comunitários de Ajuda Alimentar a Carenciados, foi suspenso o apoio para 2012,2013 de cerca de 500milhões ?! Sou jornalista e vou fazer um artigo sobre este tema, mas curiosos na net, nada informa deste corte. Apenas o JN divulgou há cerca de 2 semanas.
    Agradeço me informem via e-mail se é verdade ou não!

    Os meus cumprimentos

    António Nogueira