Siga a rede Economia & Finanças no Twitter

Série longas sobre Fundos de Investimento, Capital de Risco, Intermediação financeira 1991 – 2010

A CMVM ( Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal) divulgou hoje uma coleção de dados que prometem atualizar regularmente relativa a diversas variáveis associadas aos mercados de valores mobiliários bem como à própria atividade de supervisão financeira desenvolvida pela instituição (coimas, contra-ordeanções). Os dados remontam a 1991 quando possível. As séries mais curtas iniciam-se em 2005 e acompanham-nos até ao presente.

O objectivo confessado pela CMVM é proporcionar o acesso a informação sobre a evolução das diferentes actividades que integram o mercado de instrumentos financeiros e, como tal, a realização de estudos e trabalhos de investigação académica.

Deixamos aqui a potenciais interessados a ligação à zona de Estatísticas – Séries Longas da CMVM bem como o menu mais detalhado em anexo.

A informação divulgada tem por base os dados reportados à CMVM pelos intermediários financeiros ao abrigo das instruções números 5/2000, 5/2002, 6/2002, 10/2002, 1/2004, 4/2004, 5/2004, 7/2004, 8/2004, 9/2004, 2/2005, 3/2005 e 1/2007. Verificando-se correcções a estes dados, pelas quais a CMVM não pode ser responsabilizada, as séries históricas serão actualizadas em conformidade no âmbito da revisão trimestral de que as mesmas serão objecto.

Gestão de Activos

Intermediação Financeira

A informação divulgada tem por base os registos internos da CMVM, sendo actualizada trimestralmente.

Comments

This post currently has 2 responses

  • Boa tarde.

    Sou um mero iniciante do vosso blog – leia-se escassos minutos – mas acho fantástico a divulgação de dados que é feita por vocês. Sou um Mestrando em Economia na U. de Aveiro e estou presentemente a desenvolver a minha tese, pelo que sei o quão difícil pode ser encontrar dados “grátis”. Visto que as bases de dados da UA, pelo menos na área económica, não existem, temos de recorrer apenas às Bases de Dados gratuitas.

    Como tal, gostaria de colaborar na vossa divulgação com esta informação: O World Bank apartir de 20 de Abril deste ano, decidiu disponibilizar todos os seus dados estatísticos – séries longas com mais de 2000 indicadores – de graça. Antes estavam disponibilizados apenas 56 indicadores de modo gratuito, sendo o resto restrito a subscritores. Sendo assim, aqui fica o site: http://data.worldbank.org

    Espero ter sido útil. Contém com as minha visitas!

    Cumprimentos

  • Obrigado Gonçalo, pelas palavras e pela sugestão que deverá dar origem a um post. Mande mais 🙂
    Cumprimentos.

Deixar uma resposta

Sidebar