Siga a rede Economia & Finanças no Twitter

SIG Brasil – Nova forma de conhecer e planear o país-continente

O IBGE divulgou hoje detalhes sobre a divulgação na internet de informação georeferênciada à escala federal e local, uma iniciativa dinamizada por várias instituições sob o signo da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)*. O sítio de referência é www.inde.gov.br e os objectivos são ambiciosos mas tudo parece bem encaminhado para potenciar esta forma enriquecida de exploração de informação. Eis um excerto da nota de imprensa:

” (…)Decisões sobre planejamento e gestão de recursos, bem como a elaboração de políticas públicas e privadas, serão facilitadas com a implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE, à qual os usuários terão acesso através de um portal na Internet, o SIG Brasil. Inicialmente, o portal integrará os dados geoespaciais de instituições federais do governo brasileiro e permitirá a visualização e o acesso das informações, viabilizando inclusive mesclar informações geoespaciais no ambiente da Internet. Ao longo da próxima década, outras organizações nacionais – por exemplo, dos níveis estaduais e municipais – poderão vincular-se à INDE. (…)”

Mas mais que as intenções pode desde já “brincar” com a informação já disponibilizada no Portal, nomeadamente, o visualizador de mapas.

Comments

So empty here ... leave a comment!

Deixar uma resposta

Sidebar