SEFSTAT com dados de 1980 a 2010 – o novo serviço de estatísticas sobre imigrantes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras




O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português (SEF) construi um serviço online para difundir as estatísticas sobre os movimentos migratórios (incluindo que afectam portugal. Chamaram-lhe SEFSTAT e agrega informação estatística desde 1980. Alem do acervo histórico há ainda informação organizada por distritos e um repositório de todos os relatórios estatísticos desde 2000 até à actualidade. Segundo o SEF, em 2009 residiam legalmente em Portugal pouco mais de 450 mil indivíduos com outras naturalidades.

Sendo certo que se trata de informação útil é também inegável que a qualidade da informação estatística disponibilizada não é igual, sendo claramente superior e mais fiável desde meados da primeira década de 2000, após o SEF ter passado a cooperar de forma mais próxima com o INE que instituiu um conjunto de princípios de recolha e actualização de dados que, naturalmente, não eram devidamente seguidos numa instituição à altura pouco sensível à recolha estatística.

Este é assim mais um passo importante na difusão de informação de interesse público, dados que poderemos cruzar com particular interesse quando ocorrer a próximo operação censitária em Portugal.

05/07/2010 Arquivado em Dados Demográficos - Continue a ler



Deixe um comentário