Séries trimestrais para a economia portuguesa: 1977-2011




Na sequência do que já havia realizado em meados da década passada (e com algum regularidade desde então), o Banco de Portugal contribuiu recentemente, mais uma vez, para mitigar a carência de séries cronológicas longas sobre agregados fundamentais da economia portuguesa.

Sendo certo que hoje há já mais informação cronológica disponível, divulgada pelo INE (vejam-se por exemplo as Séries cronológicas para a taxa de inflação 1977 a 2012) e pela Pordata, por exemplo, este exercícido agora repetido pelo banco de Portugal continua a revelar-se insusbstituível. Além das séries anuais do património dos particulares -1989 a 2011 já aqui referidas, destaca-se hoje a coleção mais relevante que envolve as Séries trimestrais para a economia portuguesa: 1977-2011. 

Este grupo de dados a que pode aceder nas ligações que publicamos em baixo, compila fundamentalmente informação oriunda no INE, resolvendo da melhor forma avalizada pelos tecnicos do Banco de Portugal, as naturais quebras de série que, provavelmente, têm “complicado” a sua divulgação pelo instituição produtora. O compromisso entre a qualidade e a acessibilidade aos dados é sempre complexo, contudo, estamos em crer que, neste caso se justifica inteiramente esta iniciativa. Eis os dados:

Séries trimestrais para a economia portuguesa: 1977-2011




Deixe um comentário