Siga a rede Economia & Finanças no Twitter

Sobre

Números - Imagem da Corbis RFHá um sem número de situações em que sentimos necessidade de procurar na internet os números que nos permitam satisfazer a nossa curiosidade profissional e pessoal mas nem sempre é fácil chegar à informação.

Muitas vezes a informação existe, está disponível, em muitos casos de forma gratuita, mas está também muito bem escondida, relegada para uma base de dados ou ligação que tem pouca afinidade com o Google ou com outros motores de busca que costumamos usar. Afinal, onde estão os números?

Neste espaço, procuraremos destacar algumas das fontes de informação estatística, de preferência gratuitas e também preferencialmente (ainda que não exclusivamente) sobre o mundo que fala em português.

Por outro lado, vamos desafiar os leitores a enviarem-nos pedidos de informação, ou melhor, pedir-lhes que nos comuniquem de dados precisam e estão a ter dificuldades em obter. Em devido tempo, procuraremos também nós tomar essas dores e ir em busca desses dados, testemunhando por aqui, em público, se tivemos sucesso e o que descobrimos. E, claro, tentaremos dessa forma que outros, que tenham já passado por esse caminho com mais sucesso deixem aqui as dicas e conselhos que possam servir a outrem. Para isso lançámos o Fórum de modo a permitir algum trabalho comunitário, se assim entenderem.

É bem possível que façamos também o destaque de notícias ou artigos mais ou menos académicos que girem em torno de informação quantitativa, o que, sendo certo que nos poderia levar a falar de quase tudo, será essencialmente pretexto para, pelo menos no início, dar algum dinamismo a este espaço e, também, procurar ir aos bastidores das notícias e dos números, tentando identificar as fontes e deixando algum comentário sempre que possível.

E claro, sempre que surgir a oportunidade abordaremos algumas curiosidades sobre os números e sobre a utilização da informação estatística, ou sobre os problemas e desafios que são colocados a quem produz e pretende utilizar a informação.

De momento, são estas as coordenadas iniciais deste projecto, sediado na internet e que a usará como recurso essencial.

Humildemente nos colocamos ao dispor, sem compromisso, mas de forma empenhada, apenas limitados pelas capacidades pessoais e pela disponibilidade inerente, para já, a uma ocupação de tempos livres que será este “Onde estão os Números?” inserido na micro rede do Economia & Finanças.

2 de Janeiro de 2010

Comments

So empty here ... leave a comment!

Deixar uma resposta

Sidebar